05 de maio de 2025
Com destaque para o programa Fortaleza Meetings, entidade reforça papel do Ceará como referência nacional no turismo corporativo e aponta novas dinâmicas do setor, como as viagens híbridas
O Visite Ceará participou, na segunda-feira, 28 de abril, da IV Semana do Profissional de Eventos, promovida pelo Senac como parte das ações voltadas à qualificação e ao fortalecimento da cadeia de eventos no país. A participação da entidade integrou o painel “Turismo de eventos: prognóstico e tendências”, realizado na unidade Aldeota, em Fortaleza, reunindo especialistas, acadêmicos e representantes do setor para debater os caminhos futuros do turismo de eventos no Brasil e no cenário internacional.
Representado pela diretora-executiva Suemy Vasconcelos, o Visite Ceará apresentou um panorama das principais tendências que vêm transformando o turismo de eventos. De acordo com estudos recentes sobre o comportamento de viajantes corporativos, ela destacou o crescimento das chamadas viagens híbridas, ou bleisure – modalidade que mescla compromissos profissionais com lazer.
“Essa nova dinâmica revela um perfil de viajante mais exigente, em busca de experiências completas e personalizadas, unindo viagens de trabalho ao lazer da imersão na cultura local do destino. As viagens híbridas estão transformando a forma como vemos o turismo de eventos e como planejamos nossas ofertas turísticas”, explica Suemy. Na sequência, a diretora apresentou o projeto Fortaleza Meetings, uma das principais estratégias do Visite Ceará para posicionar a capital cearense como um destino de referência no mercado MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions).
Sobre o Fortaleza Meetings
Resultado da parceria entre o Visite Ceará e a Secretaria Municipal do Turismo de Fortaleza, o Fortaleza Meetings é um programa de relacionamento qualificado que tem o propósito de conectar turistas e compradores do turismo de negócios e eventos. Através da segmentação estratégica do público-alvo, busca-se otimizar a geração de negócios e impulsionar o turismo corporativo na capital cearense, inserindo-se nas iniciativas de fomento do setor no Nordeste e visando a sua valorização.
“O Fortaleza Meetings é uma estratégia que coloca Fortaleza no mapa global do turismo de negócios. Nosso objetivo é garantir que a cidade esteja pronta para receber eventos de todos os portes, sempre com qualidade e profissionalismo, gerando desenvolvimento econômico e valorizando nosso potencial local”, destaca Suemy Vasconcelos.
Com o intuito de otimizar a conversão de oportunidades para o setor empresarial, o programa adota recursos como imagens de alta fidelidade, um portal integrado a um sistema de gerenciamento, campanhas publicitárias e capacitações especializadas. Tais iniciativas, alicerçadas em relatórios de inteligência de mercado e inspirada em práticas internacionais, têm o potencial de gerar impactos positivos tanto para setor empresarial quanto para a comunidade local fortalezense.
O painel “Turismo de eventos: prognóstico e tendências” também contou com a presença da professora Milena Auip, coordenadora dos cursos de Publicidade e Propaganda e Marketing da Universidade de Fortaleza (Unifor). Complementando a apresentação, Auip abordou o papel da formação importância da formação multidisciplinar – gestão, comunicação, marketing e tecnologia – e da atualização constante para os profissionais de turismo de eventos atenderem às novas demandas do setor.
A Semana do Profissional de Eventos visa a valorização dos profissionais da área e a promoção de debates sobre qualificação, tendências e inovações no mercado. Em sua quarta edição, a iniciativa gratuita reuniu estudantes, profissionais e interessados no tema, proporcionando um espaço de troca e fortalecimento do segmento de eventos no Ceará.