09 de jan de 2025
Conteúdo elaborado por Íris Araújo e Marília Morais | @thatcoolestduo
Todos os anos, os entusiastas da moda ficam atentos para saber quais serão as trends para investir e quais novidades irão dominar o mercado fashion. As tendências são definidas por meio de uma série de pesquisas comportamentais da sociedade. Uma das formas de analisar o que está em alta é estudando os desfiles das principais semanas de moda, como a São Paulo Fashion Week.
Para a pesquisa de tendências, temos a definição dos CoolHunters, literalmente “caçadores de tendências”, profissionais especializados em estudar comportamentos sociais e econômicos da população para definir o que vem por aí.
Para o ano de 2025, ainda veremos bastante do que foi hit em 2024, mas com toques de novidades.
MOCHA MOUSSE
A cor do ano definida pela Pantone é o marrom quente, estando ligada a questões sensoriais como o olfato, paladar (pois lembra chocolate), capuccino e café. A cor de 2025 traz uma atmosfera com ares de conforto, aconchego e sobriedade. Ideal para apostas em estéticas mais elegantes e minimalistas.
CHARMS NA BOLSA
Na contramão da seriedade, os chaveiros maximalistas ganharam o gosto dos consumidores em 2024. Laços, personagens e miçangas fazem parte da construção desses acessórios, refletindo a personalidade de quem o usa. Nesse ano, a tendência ainda vai continuar com tudo.
COMPRIMENTOS CURTOS
Trazendo a feminilidade e a sensualidade, as minissaias foram destaque nas principais semanas de moda. Em 2025 os comprimentos curtos irão continuar, sendo uma ótima aposta para o verão brasileiro.
ESTÉTICA BOHO
Caracterizada por trazer peças leves com acessórios pesados, essa estética aborda principalmente cores terrosas. Em 2024 a marca Chloé trouxe nas passarelas a estética boho de forma chique e atemporal; outro exemplo foi o aumento da procura pelas botas Westwood, caracterizadas por trazerem estéticas de cowboy. É uma grande favorita para a estação de outono/inverno e anda lado a lado com a cor do ano!
XADREZ e LISTRAS
O xadrez, composto por diversas padronagens, é uma tendência que sempre retorna ao gosto do público. A estilista italiana Maria Grazia Chiuri confeccionou um desfile onde o principal elemento eram peças com a estampa xadrez no desfile Cruise 2025 da Dior. Muito ligada à nostalgia dos anos 2010–2014, o xadrez também tem um grande apelo nessa tendência de reviver estéticas como “tumblr” e grunge.
Outro exemplo de estampa feita com diversas cores e padronagens, as listras são um pouco mais difíceis de agradar o público. Mas para quem gosta, essa tendência irá aparecer em 2025.
PEÇAS COM MOVIMENTO
Peças com fluidez e com franjas estão em alta. Peças que tem como principal estética a feminilidade e a sensualidade trazem essa ideia de movimento e leveza ao look. A marca Blumarine é a principal responsável por propagar tais tendências. Aliada à estética boho, são perfeitas para montar looks para nosso clima tropical!
MODA ARTESANAL
A valorização do slow fashion e do comércio local tem impulsionado a demanda por peças artesanais, especialmente após a pandemia. O que antes era considerado antiquado agora é destaque nas passarelas, tornando-se símbolo de sofisticação e desejo. Tanto marcas nacionais quanto internacionais têm explorado técnicas manuais em suas coleções, reafirmando a relevância da produção artesanal no mercado de moda. Em nossa cidade, nomes como Catarina Mina, David Lee e Marina Bitu se sobressaem ao unir a tradição da artesania a um design contemporâneo, criando peças que combinam autenticidade e modernidade.