ESG

Solar Coca-Cola reforça compromisso com reposição hídrica

27 de mar de 2024


Unindo-se aos esforços do Sistema Coca-Cola, a Solar desenvolve projetos em estados como Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Pernambuco e Bahia

Em celebração ao dia 22 de março, o Dia Mundial da Água é um marco que evidencia os desafios hídricos enfrentados em todo o mundo. Tendo em vista esse cenário, como parte do Sistema Coca-Cola, a Solar Coca-Cola, fabricante com atuação em 70% do território nacional (regiões Norte e Nordeste, Mato Grosso e parte de Tocantins e Goiás), reafirma seu compromisso com a reposição hídrica. Localizada em uma área do País onde a insegurança hídrica é um aspecto a ser levado em consideração, a engarrafadora desenvolve em seu território projetos que envolvem ações como acessibilidade à água potável, reflorestamento e monitoramento de manguezais. 

“A Solar Coca-Cola acredita que apoiar iniciativas que reforcem a importância do cuidado com a água, como um recurso vital para a vida no planeta, é fundamental para promover conscientização nas comunidades onde estamos inseridos e em toda a sociedade. Temos um compromisso sério com a reposição hídrica, e sabemos que somente por meio de ações como a proteção de recursos hídricos, a redução do desperdício e a conscientização sobre o consumo responsável da água será possível assegurar a disponibilidade deste recurso para as gerações futuras. Os projetos que apoiamos são uma forma de fazer a diferença na proteção da água e na promoção de um futuro melhor para todos”, explica Arthur Ferraz, head de Relações Externas da Solar Coca-Cola.

Em 2023, a Solar recebeu a certificação Alliance for Water Stewardship (AWS), que reconhece o compromisso da empresa com a gestão responsável da água em suas operações em fábricas de Natal (Rio Grande do Norte) e Belém (Pará). Em carta de compromisso firmada com a AWS, a engarrafadora reforçou o comprometimento com aspectos como boa governança da água, equilíbrio hídrico sustentável, qualidade adequada e acesso universal à água potável, saneamento e higiene. 

Educação e acesso à água

Entendendo que promover o acesso à água potável é um pilar fundamental para contribuir para a segurança hídrica, a Solar é parceira do programa “Água+Acesso”, que atende comunidades em áreas rurais e de baixa renda. O projeto une parceiros como a Fundação Avina, a WaterAid, o Instituto Coca-Cola Brasil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e foi premiado em 2023 na COP28, em Dubai, na categoria “Acesso à Água e Saneamento”.

O Água+Acesso oferece soluções inovadoras e adaptadas às necessidades de cada comunidade, como: implementação de cisternas para captação e armazenamento de água da chuva; construção de poços artesianos e sistemas de dessalinização; implantação de sistemas de tratamento de água; promoção de ações de educação ambiental e conscientização sobre o uso racional da água, além de contribuir para a geração de renda e o desenvolvimento local, por meio da capacitação de comunidades para a gestão dos sistemas de água, promovendo ainda a agricultura familiar e atividades econômicas sustentáveis.

Mantendo sua contribuição para a garantia do acesso à água potável no Semiárido nordestino, a Solar também é parceira do projeto “Águas para Educar”, que impacta positivamente escolas rurais de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Em parceria com a Cáritas Brasileira Nordeste 2, Coca-Cola Brasil, Solar Coca-Cola e BNDES, o programa construiu cisternas em 15 escolas, beneficiando mais de 4 mil alunos e 300 membros da comunidade escolar.

Conservação da natureza e preservação da água

A proteção dos recursos naturais, o desenvolvimento sustentável e a conservação da natureza e da biodiversidade são uma rede de ações que se retroalimentam contribuindo para a saúde do planeta como um todo. Dentro deste ciclo, os cuidados com o meio ambiente desempenham um papel crucial na preservação dos recursos hídricos. Para colaborar com esse movimento, a Solar também se empenha em desenvolver parcerias com projetos que promovem o reflorestamento e a proteção de bacias hidrográficas.

Por meio de parceria com Associação Caatinga e recursos da The Coca-Cola Foundation, a engarrafadora realiza o Projeto Recuperação Ambiental da Fazenda Raposa, localizada em Maracanaú, no Ceará. A iniciativa, que protege 136 hectares e contribui para a recarga hídrica de cerca de 688 milhões de litros de água por ano na Bacia Hidrográfica que abastece a região, tem como objetivo proteger e recuperar o local, caracterizado como Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE).

Outra iniciativa no Nordeste que une a Solar, o Instituto Biota e a Coca-Cola Brasil, o Projeto Mangue Vivo tem como mote proteger os manguezais da bacia hidrográfica do Rio Pratagy, um verdadeiro berçário de vida marinha e terrestre. O programa monitora 364 hectares de manguezais em 14 áreas selecionadas nos municípios de Barra de Santo Antônio, Paripueira e Maceió (Alagoas). Essa ação conjunta transforma os envolvidos em guardiões desse ecossistema vital, combatendo o desmatamento e garantindo a preservação da rica biodiversidade da Mata Atlântica. Além da proteção ambiental, o Mangue Vivo auxilia as autoridades no combate ao desmatamento ilegal na região. 

Metas globais da Coca-Cola

Tendo a água como principal insumo de suas bebidas e tema prioritário para a sustentabilidade do negócio, além de estar aliada ao propósito de Refrescar o Mundo e Fazer a Diferença, a Coca-Cola Company atua desde 2007 com compromissos globais ligados à agenda de sustentabilidade, entre eles as metas de, até 2030, proteger e conservar 60 bacias hidrográficas em regiões onde atua, além da reposição anual de 100% da água usada na produção das suas bebidas. Com essa última meta alcançada globalmente desde 2020, a Companhia ampliou seu compromisso e estabeleceu novos objetivos regionais: que a reposição hídrica avance e aconteça de forma cada vez mais local, atuando nas bacias hidrográficas que abastecem as fábricas, até 2030.

“Como Companhia, estamos comprometidos em disseminar as melhores práticas de segurança e resiliência hídrica, impulsionando Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e ajudando a minimizar o estresse hídrico no mundo. Sabemos que é uma jornada contínua, por isso, seguimos atuando e buscando aliados para cada vez mais fazer a diferença nas comunidades”, ressalta Rodrigo Brito, diretor de sustentabilidade da Coca-Cola Brasil e Cone Sul.

Compartilhe esta notícia