28 de out de 2024
Mantendo o ritmo acelerado e o entusiasmo pela busca de conhecimentos e inovação, depois de três dias e 24 horas de uma programação de palestras, capacitações, orientações aos empreendedores, exposições de startups, festival de games, encontro de negócios e concurso de ideias inovadoras, o Siará Tech Summit movimentou um espaço de nove mil metros quadrados do Centro de Evento do Ceará.
Com um recorde de cerca de 28 mil inscritos, o evento ajudou a mostrar a força do ecossistema de inovação do Ceará, com espaço para todas as regiões do estado. Além disso, também empolgou a nova geração, com uma visitação intensa de estudantes do ensino médio da rede pública estadual e de cursos universitários de diversos municípios.
Durante a programação, ocorreu uma premiação de startups. De um total de 40 inscritas, dez empresas foram selecionadas para participar do STS e se apresentarem para uma banca de jurados, que avaliou critérios como desenvolvimento da solução, comercialização, plano de internacionalização, investimentos, parcerias, entre outros.
O grande vencedor da premiação foi a empresa PliQ, plataforma especializada em gestão da experiência do cliente. Em seguida, ficaram as empresas Einship e 704Apps do Brasil. Como prêmio, as três empresas receberão passagem e inscrição no Web Summit Lisboa, maior evento de startups do mundo, que será realizado de 11 a 14 de novembro, na capital portuguesa.
Outra competição acirrada que ocorreu durante o STS foi o Hackathon, maratona de desenvolvimento que tinha como desafio encontrar soluções tecnológicas para melhorar a gestão de recursos compartilhados nas unidades da ArcelorMittal, siderúrgica localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza.
De quarta (23) à sexta (25), profissionais e estudantes de tecnologia, design, gestão, empreendedores e entusiastas da inovação, selecionados entre um total de 40 inscritos, se desdobraram entre trabalhos, orientações e monitorias, para elaborar e aprimorar suas ideias, que ao final foram apresentadas a uma banca de jurados.
Após a avaliação, que levou em conta critérios como inovação, usabilidade, impacto, viabilidade técnica e escalabilidade, o primeiro lugar do Hackathon STS 2024 ficou com a equipe VALETECH. Formada por Elen Monteiro, Tatiana Amorim, Rodrigo Castro, Flávio Júnior, Sara Queiroz, Robson Macena, Allan Wariss e Karlos Eduardo, o time receberá um prêmio de R$ 3 mil.
Ao longo dos três dias, as palestras no STS envolveram temas como empreendedorismo, jogos, comunicação, marketing, transformações digitais e cases de sucesso.