Alimentação

Cresce demanda por alimentos sem açúcar e sem glúten no Ceará e no Brasil

06 de out de 2025

Tipo: publieditorial


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nos últimos anos, o Brasil tem registrado um crescimento expressivo do mercado de produtos “zero”, sejam livres de açúcar, sem glúten, sem lactose ou versões veganas, impulsionado por consumidores cada vez mais preocupados com saúde, bem-estar e prevenção de doenças crônicas. Segundo relatório da Mordor Intelligence, o mercado global de alimentos e bebidas sem açúcar deve crescer de US$ 19,17 bilhões em 2023 para US$ 23,30 bilhões até 2028, com taxa composta anual (CAGR) de 3,98% neste período.

No Brasil, o crescimento do mercado “zero” reflete mudanças no comportamento do consumidor. Entre janeiro e setembro de 2023, o segmento de bebidas dietéticas e de baixas calorias registrou alta de 20,6% em relação ao mesmo período de 2022, segundo dados do BHB Food. Em Fortaleza, a procura por alimentos sem açúcar ganha ainda mais relevância quando se considera que 11,6% da população da cidade foi diagnosticada com diabetes em 2023, segundo o Vigitel, pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico realizada anualmente pelo Ministério da Saúde. Esses números evidenciam a necessidade de alternativas alimentares que aliam sabor e saúde, reforçando o potencial de produtos funcionais e zero açúcar no mercado local.

É neste cenário que se destaca a SorveZero, primeira rede de sorvetes saudáveis do Brasil, que oferece sorvetes muito além de apenas zero açúcar, como produtos sem glúten, com opções veganas e sem lactose, todos com formulações “clean label”, livres de conservantes, corantes e adoçantes artificiais.

“Um alimento que era tido como vilão agora pode ser um alimento rico em nutrientes com sabor e saudável, e a felicidade de poder oferecer isso às pessoas com limitações alimentares”, afirma Amanda Freires, empresária, nutricionista e fundadora da SorveZero.

Amanda reforça que a marca tem observado crescimento constante na procura por sorvetes com restrições alimentares, superando expectativas iniciais, mas o produto precisa ter qualidade e ser realmente saudável, zero e de qualidade. “Muitos clientes relatam que escolheram uma opção ‘zero’ porque lidam com intolerâncias ou porque querem reduzir o açúcar sem abrir mão do prazer. Isso mostra que não é uma moda passageira, mas uma mudança real de hábito alimentar”, completa.

Com o cenário favorável e o aumento da demanda, a SorveZero projeta expansão nacional, crescimento da produção e fortalecimento da comunicação para tornar o conceito de sorvete saudável cada vez mais acessível, transformando hábitos e oferecendo alternativas funcionais ao público cearense.

Sobre a SorveZero
A SorveZero é resultado da parceria entre a nutricionista e empreendedora Amanda Freires, fundadora da marca Petit Potê, e Darlan Almeida, chairman da B Holding e idealizador da rede Casa do Celular. A conexão entre os dois aconteceu durante uma viagem de negócios, quando Darlan teve a oportunidade de provar o sorvete da Petit Potê. A partir desse encontro, nasceu a ideia de unir o know-how de ambos para expandir a marca. Assim, foi idealizada a SorveZero by Petit Potê, hoje consolidada como a primeira rede de sorvetes saudáveis do Brasil. Os produtos são zero açúcar, sem glúten e com opções veganas e sem lactose. As embalagens são biodegradáveis e os processos logísticos priorizam a eficiência e a redução de desperdícios. 

Serviço
SorveZero

Endereço: Avenida Senador Virgílio Távora, n.º 1055 – Fortaleza–CE
Horário de funcionamento: terça a domingo, 10h às 22h
Instagram: @sorvezero

Compartilhe esta notícia