12 de nov de 2024
Com início nesta segunda-feira (11) e indo até o penúltimo dia (14) do 34º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, acontecerão as premières brasileiras dos filmes que competem na mostra Ibero-americana de Longa-metragem.
São eles: “Milonga” (Uruguai-Argentina), de Laura González; ”En la Caliente – Contos de um guerreiro do Reggaeton” (Cuba-EUA), de Fabien Pisani; ”Linda” (Argentina), de Mariana Wainstein e “A Bachata do Biônico” (República Dominicana), de Yoel Morales.
Além disso, começaram exibições da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem. A Mostra Olhar do Ceará tem sessões a partir das 14h. O palco principal do festival é o Cineteatro São Luiz, no qual os ingressos são disponibilizados na plataforma Sympla, a partir das 14h do dia anterior à exibição. Toda a programação tem acesso gratuito.
Destaques da abertura
Na noite de abertura (9), além de celebrar os 100 anos do cinema cearense, o festival prestou homenagem aos 70 anos da Universidade Federal do Ceará (UFC), parceira desde 1991. O troféu Eusélio Oliveira foi entregue ao reitor da UFC, Custódio Almeida. Ele anunciou que o documentário sobre a UFC, um longa-metragem de 70 minutos, dirigido por Wolney Oliveira, será lançado na 35ª edição do Cine Ceará. Além disso, afirmou que o jornalista e biógrafo Lira Neto está escrevendo a biografia da UFC.
Diretora de programação do festival, Margarita Hernández destacou que mais de 40% dos filmes inscritos foram dirigidos ou codirigidos por mulheres. Esta edição também conta com uma equipe majoritariamente feminina, de 90%.
Competitivas Brasileira de Curta-metragem e Olhar do Ceará
Além da Ibero-americana de Longa-metragem, também acontecem as mostras Brasileira de Curta-metragem e Olhar do Ceará. A Mostra Olhar no Ceará já está em exibição, a partir das 14h, no Cineteatro São Luiz. A Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem também teve início.
Debates sobre os filmes das mostras competitivas
Nas manhãs seguintes de cada sessão das mostras competitivas Brasileira de Curta-metragem e Ibero-americana de Longa-metragem, acontecem debates com os realizadores, respectivamente às 9h e às 10h, no Hotel Sonata de Iracema. Os debates sobre os filmes da Mostra Olhar do Ceará ocorrem na Sala Seu Vavá, no quinto andar do edifício do Cineteatro São Luiz, após cada sessão.
Mostra Cine Ceará na Itaú Cultural Play
Até o dia 22 de novembro, uma seleção de nove curtas e um longa-metragem do 34º Cine Ceará poderá ser vista na Itaú Cultural Play. O acesso à plataforma de streaming voltada para o cinema brasileiro é gratuito, disponível em www.itauculturalplay.com.br.
Mostras sociais
Nesta edição, as Mostras Sociais acontecem na Caixa Cultural Fortaleza, na terça (12) e quarta-feira (13). Na terça, às 9h, será a Mostra Melhor Idade, com o longa “Mussum, o Filmis” (de Sílvio Guindane). Às 14h, será a mostra O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece, com o filme “Escola de Quebrada” (de Kaike Alves e Thiago Eva).
Na quarta-feira, às 14h, será a vez da Mostra Acessibilidade, com a exibição do longa-metragem “Mirador” (de Bruno Costa).
Mostra Cine Ceará Itinerante
A Mostra Cine Ceará Itinerante acontecerá nos dias 12, 13 e 21 de novembro, respectivamente no CCBNB Cariri, em Juazeiro do Norte, às 15h; no CCBNB Sousa, em Sousa, na Paraíba, às 15h30 e CCBNB Fortaleza, no Centro da Capital, às 15h.
Nos três equipamentos, serão exibidos “Almadia” (de Mariana Medina) e “Memórias da chuva” (de Wolney Oliveira). Entre novembro e fevereiro, será a vez de uma circulação por dez cidades do interior do Ceará.
Como retirar os ingressos para as exibições
Cineteatro São Luiz – Os ingressos gratuitos para os filmes do 34º Cine Ceará, exibidos à tarde e à noite no Cineteatro São Luiz, são disponibilizados na plataforma Sympla, a partir das 14h do dia anterior à exibição. Cada pessoa pode retirar até dois ingressos por sessão;
Caixa Cultural Fortaleza – As mostras Melhor Idade, Acessibilidade e O Primeiro Filme A Gente Nunca Esquece são destinadas, prioritariamente, a instituições e escolas públicas que atendem os públicos específicos de cada uma delas. Havendo disponibilidade, o acesso é liberado ao público em geral, estando sujeito à lotação do espaço;
Hotel Sonata de Iracema e Sala Seu Vavá – Os debates sobre os filmes das mostras Competitivas Ibero-americanas de Longa-metragem e Brasileira de Curta-metragem, no Hotel Sonata de Iracema, e da Mostra Olhar do Ceará, na Sala Seu Vavá, terão acesso por ordem de chegada, respeitando a capacidade de público;
CCBNB Cariri, CCBNB Sousa e CCBNB Fortaleza – Ingressos serão distribuídos na entrada, respeitando a capacidade de público de cada local.
O Cine Ceará concede anualmente o Troféu Mucuripe aos vencedores das Mostras Competitivas Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Olhar do Ceará (longa e curta). Este ano, o melhor longa, eleito pelo júri oficial da Competitiva Ibero-americana, receberá prêmio no valor de R$ 40 mil, a ser pago sob a forma de recursos para distribuição da obra no Brasil.
Entre os prêmios do Cine Ceará, os curtas-metragens em competição também disputam o Prêmio Canal Brasil de Curtas, que tem o objetivo de estimular a nova geração de cineastas. O vencedor é escolhido por um júri com críticos e jornalistas especializados em cinema. Além de receber o troféu Canal Brasil e um prêmio no valor de R$15 mil, o curta ganhador vai para a grade do canal, que exibe curtas-metragens todos os dias
Serviço
34° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema
Data: de 9 a 15 de novembro de 2024
Local: Fortaleza
Informações e programação completa: www.cineceara.com
Instagram: @cineceara
Acesso: toda a programação é gratuita