Brenda na Viagem

Três gerações, um destino: como viagens com avós, pais e filhos estão mudando o turismo

29 de jul de 2025


Créditos: Arnaldo Dantas
Créditos: Arnaldo Dantas

Tendência global une diferentes idades em roteiros que priorizam convivência e memória afetiva

De parques ecológicos no Ceará a roteiros culturais na Europa, o turismo multigeracional ganhou força nos últimos anos e já ocupa lugar de destaque entre as tendências globais. Segundo levantamento da rede Virtuoso, especializada em turismo de luxo, as viagens que reúnem avós, pais e filhos estão na terceira posição entre as preferências mundiais em 2025. No Brasil, destinos como o Beach Park (CE), Praia do Forte (BA) e Porto de Galinhas (PE) estão entre os mais procurados por famílias ampliadas em busca de convivência e experiências significativas.

Mais do que férias, as viagens multigeracionais têm se consolidado como espaços de criação de vínculos. Um estudo publicado pela Panrotas em 2024 revela o aumento expressivo na demanda por pacotes familiares com três ou mais gerações, incluindo o chamado skip generation travel, quando avós viajam sozinhos com os netos. Em cruzeiros, por exemplo, quase um terço dos passageiros embarca em grupos familiares ampliados.

Destinos para todas as idades

Beach Park – Aquiraz (CE)
Reconhecido como um dos destinos mais completos para famílias no Brasil, o Beach Park lançou em 2025 o Parque Arvorar, uma área dedicada ao lazer em meio à natureza. São 11 atrações inéditas, com destaque para três aviários com 250 aves, entre elas, espécies ameaçadas de extinção como a arara-azul. A proposta é unir entretenimento, educação ambiental e contato com a natureza para todas as faixas etárias. A Casa do Passarim, por exemplo, oferece vista 360° no topo das árvores, enquanto o Arvorão traz trilhas suspensas e desafios em meio à mata. Para os adultos, o restaurante Lagoa do Mato, com pratos assinados pelo chef Ivan Prado, é um ponto de pausa e apreciação gastronômica. A poucos metros dali, no Aqua Park, atrações como o Surreal — montanha-russa aquática mais alta do mundo — dividem espaço com brinquedos clássicos como o Vaikuntudo, garantindo diversão entre gerações.

Praia do Forte – Bahia
Na Bahia, o Iberostar Praia do Forte é um dos resorts mais procurados por famílias que viajam em grupos. Estrutura all-inclusive, clubes infantis, atividades esportivas e spa permitem que cada geração aproveite o tempo à sua maneira. O Projeto Tamar, nas proximidades, oferece experiências educativas que encantam tanto crianças quanto os mais velhos, ao promover a preservação das tartarugas marinhas.

SESCs com hospedagem
Com unidades distribuídas por todo o país, os SESCs se tornaram opção acessível para famílias. Além da hospedagem, oferecem programações culturais, esportivas e de lazer, como trilhas leves guiadas ideais para avós e netos explorarem juntos.

Porto de Galinhas – Pernambuco
Os resorts all-inclusive da região se destacam pela combinação de lazer infantil com infraestrutura para adultos. Enquanto crianças participam de atividades com monitores, os mais velhos podem relaxar em spas ou passear de jangada pelas piscinas naturais.

Roma e Vaticano – Itália
Para famílias que optam por uma experiência internacional, Roma e o Vaticano oferecem uma imersão em história, arte e espiritualidade. Museus, capelas e obras como a Pietà e o teto da Capela Sistina proporcionam momentos de contemplação e aprendizado compartilhado.

Memórias e bem-estar entre gerações

Pesquisas da Universidade de Oxford indicam que a convivência entre gerações durante viagens favorece o desenvolvimento social de crianças e melhora o bem-estar emocional dos idosos. Em vez de roteiros segmentados por idade, cresce a procura por experiências que possam ser vividas juntas, ainda que em ritmos diferentes.

Com destinos que se adaptam às múltiplas necessidades e expectativas das famílias, o turismo multigeracional deixa de ser exceção e se consolida como prática em expansão. Mais do que escolher um lugar, trata-se de escolher estar junto e fazer disso uma lembrança para toda a vida.

Compartilhe esta notícia