25 de abr de 2025
Num cenário em que mais de 9 milhões de brasileiros ainda não sabem ler e escrever, a MRV – maior construtora da América Latina – está fazendo a diferença em seus canteiros de obras. Por meio do projeto Escola Nota 10, em parceria com o Alicerce Educação, a empresa leva alfabetização a pedreiros, serventes e operários em mais de 16 estados brasileiros.
Desde 2011, mais de cinco mil trabalhadores já foram formados, conquistando não só conhecimento, mas também autoestima e novas perspectivas de futuro. Atualmente, o programa conta com 30 escolas em funcionamento no país e mais duas em fase de implantação. O objetivo? Zerar o analfabetismo entre os colaboradores da empresa.
São milhares de histórias reais de superação, dentro de um dos setores mais tradicionais do país, com forte impacto social e humano. Em Fortaleza, por exemplo, na última semana do dia 22 de abril uma turma iniciou reunindo 10 alunos. Três vezes por semana, eles são liberados durante o expediente para participar das aulas, que acontecem ali mesmo — no canteiro de obras, transformado em sala de aula.