26 de dez de 2024
Conteúdo elaborado por Íris Araújo e Marília Morais | @thatcoolestduo
O mercado consumidor está diretamente ligado aos comportamentos sociais e aos sentimentos dos consumidores. Dessa forma, nos últimos anos, foi possível observar o crescimento da aquisição de produtos nostálgicos entre os Millennials e a Geração-Z.
A pandemia modificou as formas de como o público consome. Conectada ao lado emocional e às memórias afetivas do público-alvo, a indústria da nostalgia oferece um sentimento de segurança e pertencimento quando esses produtos que fizeram parte da infância e adolescência são adquiridos.
Produtos como disco de vinil, câmeras analógicas, filmes antigos e brechós voltaram ao gosto do público. Páginas de moda geralmente focam em posts que trazem artigos de desfiles de moda dos anos 90.
Percebendo esse tipo de comportamento, a fim de que os consumidores possam reviver sentimentos do passado por meio de produtos atemporais e vintage, as marcas estão focadas no marketing da nostalgia, caracterizado por criar uma conexão emocional com o público.
No mundo da moda também é possível observar essa mudança. A Levi’s, marca de jeans americana, fundada em 1873, introduziu no seu catálogo a Levis Vintage Clothing, a qual consiste em trazer peças vintage do seu portfólio antigo. “You can’t go wrong with a pair of vintage jeans. Not only are jeans a timeless fashion statement but they’re also made to last”.
No Brasil, recentemente vimos mais um acontecimento fruto dessa nostalgia, quando a famosa revista Capricho voltou a circular de forma física depois de uma longa pausa.
A previsão de 2025 é que esse mercado aumente ainda mais. Com isso, é possível observar como os sentimentos humanos conseguem influenciar um mercado industrial tão potente.