Brenda na Viagem

De Guaramiranga à Rota Verde do Café, um roteiro incrível que vai te surpreender pelo Maciço de Baturité

11 de dez de 2024


Capa
Foto: Brenda Vieira

Conteúdo elaborado por Brenda Vieira | @brendanaviagem

Localizado no sertão central cearense, a cerca de 100 quilômetros de Fortaleza, o Maciço de Baturité se destaca pela sua formação geológica, com serras que chegam a mais de 1.100 metros de altitude e temperaturas que ficam em torno de 15° e 22°. Com uma biodiversidade abundante, o maciço abriga mais de 300 espécies endêmicas e da Mata Atlântica, sendo declarado como Área de Proteção Ambiental (APA), a mais extensa do Ceará.

A região é composta por 13 municípios, sendo eles: Baturité, Pacoti, Palmácia, Guaramiranga, Mulungu, Aratuba, Capistrano, Itapiúna, Aracoiaba, Acarape, Redenção, Barreira e Ocara. Além da natureza preservada, belas paisagens e cachoeiras, o Maciço de Baturité possui um roteiro turístico que atende aos mais diversos gostos, que inclui desde o turismo de aventura com trilhas em meio à vegetação às opções culturais e históricas, com diversos museus, a rota do café, os festivais de teatro, cinema e o mais famoso: de jazz e blues. 

De carro, as principais vias de acesso às serras do Maciço de Baturité, saindo a partir de Fortaleza, são a CE-060, CE-065 e CE-356. As estradas possuem boa pavimentação, mas ao longo do caminho você encontra percursos com curvas sinuosas, requerendo atenção do motorista. Você também pode acessar através das linhas de ônibus intermunicipais e vans de transporte coletivo, mas é importante conferir as rotas e horários previamente.

Baturité, no Ceará
Foto: Brenda Vieira

Para sua viagem, o ideal é reservar pelo menos três dias para conhecer os principais pontos e cidades do Maciço de Baturité tranquilamente e sem correria. Afinal, viajar também é ter tempo para curtir o local, relaxar e fugir um pouco da rotina caótica do dia a dia.

Roteiro “Brenda na Viagem”

Saímos de Fortaleza e subimos a serra até a cidade de Pacoti, nossa primeira parada, um percurso que durou cerca de 2h. Ficamos hospedados em um hotel fazenda, o Portal das Montanhas, com uma estrutura super bacana com chalés e excelente café da manhã, algo que priorizamos nas nossas viagens. 

O Maciço de Baturité tem inúmeras rotas com passeios diversos e visuais lindos. Fomos de carro e o nosso roteiro contou com 2 dias, o que nos permitiu conhecer algumas cidades, devido à mobilidade, e ter experiências diferentes e incríveis!

Parque das trilhas e centrinho de Guaramiranga

Nossa primeira parada foi em Guaramiranga, uma das cidades mais famosas e visitadas pelos turistas. Conhecida como a Suíça Cearense e Cidade das Flores, Guará, para os mais íntimos, condiz com a reputação. Muito bem estruturada, possui boas opções de hospedagens e restaurantes reunidos no centrinho em volta da praça principal da cidade, onde também fica o relógio que marca a temperatura do local, sendo um ícone e parada obrigatória para uma foto.

Caminhando pelas ruas de Guaramiranga, conhecemos o Teatro Municipal Rachel de Queiroz, uma homenagem à célebre escritora cearense. Observamos as fachadas coloridas dos casarões e visitamos a Igreja Matriz Nossa Sra. da Conceição, com arquitetura barroca que fica localizada em uma praça elevada, com vista para a cidade. 

Uma dica para quem visita Guará é provar da gastronomia local. Além de pratos regionais deliciosos, você encontra opções de restaurantes com culinária internacional. Aproveite para curtir a noite no centrinho, onde as temperaturas caem e os turistas amam tomar um bom vinho e de sobremesa um chocolate quente para esquentar.

Finalizamos nosso dia em Guaramiranga no Parque das Trilhas, um espaço voltado para o ecoturismo que oferece aos visitantes uma experiência única em meio à natureza, com trilhas ecológicas guiadas, esportes de aventura, redário, além de uma piscina natural para banho. O parque funciona aos sábados, domingos e feriados, das 8h30 às 16h30, e o acesso custa R$ 40,00 por pessoa, além de R$ 25,00 por atividade de aventura.

Você pode incluir no seu roteiro em Guaramiranga uma visita ao Pico Alto, ponto mais elevado do Maciço de Baturité, que chega a 1.115 metros acima do nível do mar e tem uma vista panorâmica da região. Se preferir, visite o Mirante 360, mais um atrativo com um visual de tirar o fôlego. Inclua também o Convento dos Capuchinhos e a Igreja da Gruta, cuja construção é de 1930, que funciona também como pousada e possui jardins para um passeio tranquilo, além de uma paróquia de mais de cem anos.

Outro atrativo é o Museu Epcar Turma 73/AFA/76 que conta com um acervo aeronáutico que resgata e preserva as memórias dos alunos da turma de 1973 da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) de Guaramiranga.

Guaramiranga, no Ceará
Foto: Brenda Vieira

Informações:

Prefeitura de Guaramiranga: https://www.guaramiranga.ce.gov.br/
Parque das Trilhas: https://www.parquedastrilhas.com.br/
Museu Epcar: https://www.instagram.com/museuepcarguaramiranga/
Convento dos Capuchinhos: https://www.instagram.com/pousadacapuchinhos/
Mirante 360: https://www.instagram.com/mirante360guaramiranga/

Sítio São Roque e a Rota Verde do Café em Mulungu

Seguimos nossa viagem pelas serras do Maciço de Baturité e chegamos a Mulungu, uma cidadezinha com cerca de 11 mil habitantes e que faz parte da Rota Verde do Café: um passeio pelas antigas fazendas de café, que desde 2015 abrem suas portas para compartilhar histórias sobre o cultivo, a  vida nas fazendas, muitos aromas e sabores, além de uma boa degustação de café.

Fomos muito bem recebidos no Sítio São Roque, centenário e referência no cultivo do café arábico sombreado. Aqui tivemos uma verdadeira aula sobre o processo de beneficiamento do grão, desde o plantio até a torragem e degustação. Visitamos a fábrica do café, o casarão e ouvimos toda a história da família Farias e do trabalho e dedicação no cultivo do café pelo seu Gerardo e seus descendentes, que perpetuam a tradição.

Um dos momentos mais agradáveis da visita foi sentar à sombra do jardim do casarão e tomar um café colonial. Experimentamos doces, geleias, bolos e pães produzidos artesanalmente na região, além de provarmos os cafés feitos com grãos que representam a essência e personalidade do Sr. Alfredo e D. Amélia, uma homenagem prestada pelos seus familiares. Um passeio cultural e gastronômico que nos emocionou e nos levou a uma viagem no tempo.

Mulungu, no Ceará
Foto: Brenda Vieira

Informações:

Prefeitura de Mulungu: https://www.mulungu.ce.gov.br/
Sítio São Roque: https://www.instagram.com/sitiosaoroquemulungu/

Mosteiro dos Jesuítas e Museu Ferroviário de Baturité

Nosso roteiro se encerrou em Baturité, onde continuamos nossa viagem no tempo ao visitar o Museu Ferroviário, que preserva o prédio da antiga estação ferroviária, inaugurada em 1882 durante o governo imperial de D. Pedro II. Além de vestígios dos trilhos, peças originais, documentos e fotos históricas, o museu conta ainda com a Maria-Fumaça, réplica da locomotiva 106, que percorria o trecho Fortaleza-Baturité nos séculos XIX e XX, e servia para escoar a produção de algodão e café, além do transporte de passageiros.

Conhecemos também o Mosteiro dos Jesuítas, uma Escola Apostólica fundada em 1922 por jesuítas no Sítio Olho D’Água. Sua construção durou mais de 10 anos e hoje mantém-se como escola de formação e abre para visitantes. O prédio surpreende por sua arquitetura monumental, além dos jardins no pátio interno que são lindos e valem a visita.

Baturité ainda reserva algumas surpresas e dentre elas estão as cachoeiras, sendo as principais a Cachoeira do Cipó e a Cachoeira do Perigo, que ficam localizadas em propriedades privadas. Você pode acessá-las pagando uma entrada. Com trilhas em meio à natureza e quedas d’água que chegam a 84 metros de altura, as cachoeiras te convidam a um bom banho nas águas geladas, ideal para o relaxamento.

Informações:

Prefeitura de Baturité: https://baturite.ce.gov.br/
Mosteiro dos Jesuítas: https://www.instagram.com/mosteirodosjesuitas/
Cachoeira do Perigo: https://www.instagram.com/cachoeiradoperigo/
Cachoeira do Cipó: https://www.instagram.com/cachoeiradocipo/

Não tem como conhecer o Maciço de Baturité e não se encantar. São muitos atrativos e uma natureza preservada, além das baixas temperaturas no topo da serra, que te fazem querer estender os dias da sua viagem. Esse é um roteiro que merece estar na sua lista de desejos para conhecer no Ceará.

Guaramiranga, no Ceará

Compartilhe esta notícia